CHOCOLATE

 

***É muito difícil não encher os olhos diante de ovos de Páscoa, tortas e caixas de bombons. A tentação que o chocolate exerce sobre a maioria de nós aumenta ainda mais na Páscoa. Mas você sabe quando e como o chocolate surgiu?

Misturas Inusitadas  

Descoberto pelos povos Maias e Astecas em 1500 a.C., o chocolate passou a ser difundido pelo mundo a partir do século 16, quando o conquistador espanhol Hernán Córtes esteve no México e o levou para a Europa. Naquela época, os Astecas tomavam-no como uma bebida amarga e fria, preparada a partir da fruta do cacaueiro. Eles adicionavam pimenta e outras especiarias na bebida e chamava de “xocolatl” ou “chocoatl” (água amarga). Foi na Espanha que o chocolate recebeu a adição de açúcar, canela e baunilha.

No século seguinte, viajantes e comerciantes o introduziram na Alemanha, França e Itália. Em 1659, as primeiras tortas de chocolate começaram a ser vendidas em Paris. Uma década depois o chef Lassagne, que trabalhava para o duque de Plessis-Praslin, criou o primeiro bombom, coberto de caramelo.

A comercialização do chocolate começa em torno de 1875, quando o suíço Daniel Peter utilizou o leite em pó, inventado por seu conterrâneo Henri Nestlé, e apresentou ao mundo o chocolate ao leite. Na primeira década do século 20, surgiram as marcas internacionais: Neuhaus e Godiva, Callebaut e Cacao Barry, na Bélgica; Fauchon, La Maison du Chocolat e Menier, na França; Kohler e Lindt, Nestlé e Suchard, na Suíça; Van Houten’s, nos Países Baixos; Cadbury e Rowntree, na Inglaterra; Milton Hershey, nos Estados Unidos.

Bom depois de banho de chocolate, só falta uma receita deliciosa de Petit Gateau, então vamos nessa.

 

Receita Petit Gateau para 12 Pessoas

 

 

Ingredientes:

600 gr de chocolate meio-amargo

9 un  claras batidas em neve

6 un gemas

0,60 gr de farinha de trigo

200 gr de manteiga

100 gr de açucar

Manteiga para untar as forminhas. Um toque importante é passar manteiga nas forminhas, e leva a geladeira para resfriar por 20 minutos.

Como Fazer:

Coloque o chocolate para derrete em banho-maria, junto com a manteiga. Em outro boll bata o açucar com as gemas por 7 minutos, logo após adicione a farinha e bata mais um pouco.

Por fim junte essa massa ao chocolate e depois adicione as claras em neves.

Divida essa massa nas forminhas que estão na geladeira.

Para servi coloque para assar em forno médio pré-aquecido a 180 graus, deixe assar por volta de 7 a 9 minutos.

Sirva com sorvete, calda de chocolate e frutas como morangos  e frutas vermelhas.