BELEZA SE PÕE A MESA

 

 

 

 

 

 

 

 

Nada melhor que receber pessoas amadas em casa!

Tenho falado bastante sobre gastronomia, ensinando receitas e revelando alguns dos meus segredos, mas ainda não falei nada sobre serviço em si. A forma como preparamos a mesa e apresentamos os pratos merece uma atenção especial. Cada detalhe, desde o o método escolhido para servir até as louças e talheres, coopera para realçar as cores e texturas dos alimentos, despertando o “interesse do estômago”.

Pensando em todos esses detalhes, dedico esta semana à mesa! Vou falar sobre algumas formas de servir e dar algumas dicas de produtos para criar uma mesa maravilhosa!

 

Serviço à Americana

Não importa o tipo de refeição, o serviço americano (buffet) cumpre a função de forma simpática. É uma excelente alternativa para reunir um grande grupo de amigos em ambientes com espaços limitados.

O interessante do Serviço à Americana é que cada convidado se serve à vontade. Os pratos são colocados em uma única mesa e a minha dica para que tudo corra bem é que você invista um tempinho pensando no cardápio, no melhor local para a mesa e na melhor forma de acomodar os convidados.

Para um jantar americano, por exemplo, além de bebidas e aperitivos harmonizadas com os pratos, devem constar: uma entrada fria, um prato quente com acompanhamento, ao menos uma sobremesa, café e licores (pode ser cognac).

 

Montando a Mesa:

 

 

 

 

 

 

  

 

 A ideia principal é facilitar a circulação dos convidados e o acesso aos pratos. Encontrei este desenho que explica bem a composição da mesa.

 

Dica do Chef:

Procure sempre colocar a mesa no centro. É importante deixar espaço em volta para facilitar a circulação. Um boa forma é posicionar pratos, talheres e guardanapos de um lado da mesa e travessas, cada um com seu talher de serviço, , do outro. Quando todos terminarem, tire tudo da mesa e coloque a sobremesa – sorvetes, cremes e mousses servidos em taças ou tigelas individuais – utilizando a mesma disposição.

 

Dicas de Produtos:

 .

 .

 .

 .

 .

 . 

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 

Porcelana branca é sempre uma boa escolha, independente da decoração da mesa ou do tipo de serviço. Eu tenho usado muito os produtos da australiana Maxwell & Williams. As louças são muito resistentes e tem um design bem clean, o que realça ainda mais as cores e as texturas dos alimentos. Fica a dica!