Este mês minha missão é transmitir conforto, experiência e confiabilidade ao usar eletroportáteis no preparo de diversos pratos. Para isso vou utilizar um pouco de conhecimento, histórias e receitas.

 

WAFFLE

Waffle é uma palavra inglesa (pronuncia-se “uafou” ou “ueifou”). Os franceses o chamam de gaufre. Para o preparo, eu indico que a massa seja feita com 1 dia de antecedência e guardada na geladeira. Tradicionalmente os waffles são servidos com Maple Syrup, uma calda doce extraída da seiva de uma árvore originária do Canadá, facilmente encontrada em lojas de importados. Cuidado ao comprar, observe a embalagem, pois existem algumas “cópias” com sabor artificial.

.

.

 

Waffle Base Doce

Ingredientes:

200g de Cream Cheesee
1,5 xícara (chá) de Farinha de Trigo
1 xicara (chá) de Açúcar
1 colhere (chá) de Fermento em Pó
3 Ovos (separe 2 claras)
1 xícara de Leite
4 colheres (sopa) de Óleo
1 colher de chá de Canela

Modo de Preparo:

Antes de tudo, peneire a Farinha de Trigo e o Fermento e reserve. Bata as Gemas, adicione o Leite, o Óleo e o Cream Cheesee. Acrescente a Farinha de Trigo e leve a batedeira até ficar uma massa lisa e homogênea. Bata as Claras em Neve e junte à mistura anterior, mexendo delicadamente. Aqueça a máquina de Waffle e coloque a massa, sem encher muito para não derramar. Feche a tampa e deixe até dourar.

dica do Chef: adicione algumas bananas cortadas (pequenas) à massa.

Para Servir:

Como eu já disse, o tradicional é servir o Waffle com Maple Syrup, mas fica ótimo com manteiga, mel, geléias, compota de frutas ou calda de chocolate.

.

Waffle de Salmão com Creem Cheese e Rúcula

Ingredientes:

400 gr de cream cheesee
1,5 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) sal
1 colher (chá) de fermento em pó
3 ovos (separe 2 claras)
1 xícara de leite
4 colheres (sopa) de óleo
3 colher de queijo ralado
200 gr de salmão defumado
1 maço de rucúla

Modo de Preparo:

Em um liquidificador, bata os ovos, o leite, o óleo, 2 xícaras de queijo parmesão, sal, e 200gr de cream cheesee.  Em seguida junte a farinha já com o fermento e reserve. Coloque a massa no seu aparelho de waffle, adicione uma colher de cream cheesee, um pouco de salmão defumado e a rúcula. Deixa assar e pronto.