Semana passada falei um pouquinho sobre Waffle eas formas de preparar essa delícia. Esta semana continuo na minha missão é transmitir conforto, experiência e confiabilidade ao usar eletroportáteis, mas dessa vez com um prato beeem tradicional e que eu particularmente adoro!

A FONDUE

Sim, diferente do que muitos pensam e dizem, o correto é dizer “A Fondue”, uma iguaria cuja origem não é totalmente conhecida. O mais provável é que tenha surgido na região de Jura/Savoia, na fronteira entre França e Suíça. O registro mais antigo de uma receita para fondue está em um livro de culinária escrito em Zurique, no ano de 1699.

Contrariamente à crença popular, a fondue não teria sido inventada por habitantes dos alpes suíços. Historiadores dizem que nessa época o queijo usado na fondue era muito caro, não estando acessível a maioria dos moradores dessa região. Desta forma, o mais provável é que durante os séculos XVIII e XIX a fondue teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nos grandes centros.

Durante a década de 1950, a fondue entrou nas cozinhas do exército suíço, tornando-se assim conhecida dos soldados, que levaram a receita para suas casas. Até hoje a preparação da fondue é considerada uma “coisa de homem” na Suíça.

Por volta do fim da década de 1950 a fondue ganhou fama internacional. O Chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.

 .

FONDUE DE CARNE NA CERVEJA

.

Ingredientes:

Para a Carne:

300g de filet mignon em fatias finas

110g Cogumelos Paris Frescos e fatiados

 .

Para o Cozimento:

20g de Caldo de Carne em pó

1l de Cerveja Escura

60g de Açúcar Mascarvo

1 mix de Ervas Frescas (tomilho, hortelã e manjericão)

 .

Para o molho Brie:

200ml de Creme de Leite fresco

100g de Queijo Brie

.

Em uma panela para fondue coloque as Ervas, o Açúcar e Caldo de Carne. Quando começar a caramelizar adicione a Cerveja Escura e deixe em fogo baixo.

Em uma frigideira coloque o Queijo Brie e o Creme de Leite, ajuste o sal e deixe ferver por 10 minutos. Logo após, bata em um liquidificador e sirva com o Filet e os cogumelos fatiados.