GRANA COM  MEL DE TRUFAS

° O Queijo pode ser fabricado com leite de ovelha, vaca, cabra, ou se compor numa mistura de vários, por isso a sua consistência e paladar, variam conforme a região onde é produzido.
° A França é o país que mais vem se dedicando ao consumo do queijo.
Portugal tem se evidenciado na produção de queijos, primando pela riqueza de seus aromas e sabores.
° Diz a lenda, que Aristeu, um dos filhos de Apolo, descobriu o queijo.
O queijo era muito apreciado, desde a Antiguidade, pelos Caldeus, Assírios, Egípcios, Gregos e Romanos. Já numa escala de grandes variedades, e por se conhecer o seu valor nutritivo, fazia parte da alimentação dos soldados e atletas.
O comércio do queijo nasceu em Roma.
O leite, produto que dá origem ao queijo, surgiu como o primeiro alimento do homem, e há mais de 10 mil anos os animais passaram a ser ordenhados, para que, não só o leite materno fizesse parte da nossa alimentação.
Percebeu-se mais tarde que, quando guardado em ambientes quentes, este coalhava rapidamente. Neste processo em que se solidificava, escorria um liquido ao qual chamamos de “soro”, e foi a partir desta observação, que se passou a colocar o leite coalhado numa cesta de vime, para que o “soro” pudesse escorrer.
Descobriu-se também, mais tarde, que uma enzima digestiva, extraída do estômago dos cabritos, denominada coalho, seria um elemento de extrema importância no processo de fabricação do queijo.