LEITURAS

 

Guia Do Barista

Esses dias encontrei a segunda edição do “Guia do Barista”. Obra do especialista Edgard Bressani, renomado juiz internacional, presidente da Associação Brasileira de Café e Barista e executivo da Ipanema Coffees, seu conteúdo foi revisado e ampliado – agora, além de temas como a história do café, processo de cultivo dos grãos e diferentes métodos de preparo do café, o livro conta com um capítulo que aborda os cafés de qualidade em várias regiões do mundo. Um coisa bem interessante são as 50 novas receitas de drinques com a bebida.

Para quem deseja se iniciar nesse universo – tão complexo quanto o dos vinhos – é uma obra fundamental para se ter na estante. O guia custa em torno de R$50,00 e pode ser adquirido, também, pela Café Editora (11) 3586-2233.

dica do Chef: vale a pena visitar o blog do Edgard Bressani -> www.baristabrasil.com.br

1001 COMIDAS para provar ANTES de MORRER

  

Editora Sextante   

Editora Geral CASO FRANCES   

COZINHA CONFIDENCIAL

 

  

POR Anthony Bourdain   

Editora Companhia das Letras   

 

  

  

  

FILMES

17/07/10

Amanda Seyfried é a nova queridinha do cinema americano, mas não é pra menos, pois é incrível o quanto é tranqüilo vê-la atuando. A jovem atriz tem um carisma enorme nas telas e suas feições e mudanças de humor são suas grandes características. Por conta disso, ela foi a protagonista certa deste “Cartas para Julieta”, romance em cartaz em nossa cidade que indico para todos os namorados.

Seyfried é Sophie, jovem americana, aspirante a escritora, que viaja com seu noivo Victor (Gael Garcia Bernal bem descontraído e a vontade no filme) para Verona, na Itália, para ter uma lua-de-mel adiantada, já que ele abrirá um restaurante e não terá tempo de viajar depois do casamento. Como Sophie não gosta muito dos programas gastronômicos que Victor faz em Verona, principalmente porque ele usa estes passeios para procurar fornecedores para seu novo restaurante, a menina acaba seguindo seu próprio caminho ao visitar os grandes pontos turísticos da Itália. Num deles ela acaba conhecendo as Secretárias de Julieta, um grupo de amigas que responde a milhares de cartas de mulheres do mundo todo que, quando vão a Itália, escrevem à Julieta, a personagem mais romântica da história. Passeando pelo muro onde as cartas são deixadas, Sophie acaba descobrindo uma carta de mais de 50 anos que ficou esquecida no meio daquelas pedras e resolve dar uma resposta à pessoa, afinal, ela crê em finais felizes e no amor verdadeiro.

Certo dia, Sophie conhece a autora da carta enviada 50 anos atrás, a bela senhora Claire (Vanessa Redgrave), que chega à Verona acompanhada do cético neto Charlie (Christopher Egan – ótimo no papel) para procurar o grande amor de sua vida, Lorenzo. Após algumas conversas, os 3 decidem partir atrás daquele velho, porém inesquecível amor, em uma viagem repleta de otimismo, amor e descobertas.

“Cartas para Julieta” foi bem dirigido por Gary Winick (“Noivas em Guerra”, “De Repente 30”), e ainda contou com uma ótima química do elenco. O filme é a grande surpresa do gênero, um dos melhores, por sinal, neste ano de 2010. É uma ótima pedida para os namorados que desejam ver um bonito e adorável filme.

Direção: Gary Winick Roteiro: Jose Rivera and Tim Sullivan Duração: 105 min Gênero: Romance Nome Original: Letters to Juliet País: EUA Ano: 2010

21/04/10

Surpresa em Dobro

titulo original: (Old Dogs)

lançamento: 2009 (EUA)

direção: Walt Becker

atores: John Travolta , Robin Williams , Kelly Preston , Conner Rayburn , Ella Bleu Travolta

duração: 88 min

gênero: Comédia

status: em cartaz

 

 21/03/10

 

Sábado, Domingo e Segunda

titulo original: (Sabato, Domenica e Lunedí)lançamento: 1990 (Itália)direção:atores: Sophia Loren , Luca de Filippo , Luciano de Crescenzo , Alessandra Mussolini , Pierluigi Cuomoduração: 119 mingênero: Comédiastatus: arquivado

Perto do Vesúvio, na antiga cidade de Pozzuoli, desde de eras imemoráveis a terra se move, subindo e descendo lentamente, tanto que as pessoas que vivem na região já estão habituadas. Os cientistas chamam este fenômeno de acomodação sísmica, mas existem aqueles que acreditam que estas terras dançantes são assim por causa do antigo culto da Grande Mãe, que há milhares de anos era a Deusa Rainha e habitava as profundezas da terra e os abismos marinhos. Um dos seguidores do culto era Luigi Iannello (Luciano de Crescenzo), um professor e cientista. Para ele a deusa se identificava com várias figuras femininas e entre elas estava sua vizinha Rosa Priore (Sophia Loren), que é casada com Don Peppino (Luca de Filippo). Rosa é famosa por seus dotes culinários, em especial por seu ragu. Num almoço com a presença de Rosa, Peppino e os três filhos do casal, Luigi e sua esposa, Peppino diz que sua paciência está acabando, pois deixa claro existir algo entre Rosa e Luigi, pois entre outras coisas ela há três meses o olha com uma certa indiferença. Rosa se revolta e o casal tem uma séria briga na frente de todos. Mas o início de tudo isto foi há três meses, quando Rosa e Peppino foram almoçar na casa de amigos.

 

21/03/10

Estômago

 

titulo original: (Estômago)lançamento: 2008 (Brasil) (Itália)direção: Marcos Jorgeatores: João Miguel , Fabiula Nascimento , Babu Santana , Carlo Briani , Zeca Cenoviczduração: 112 mingênero: Dramastatus: arquivado

20/03/10

Julie & Julia

titulo original: (Julie & Julia)lançamento: 2009 (EUA)direção: Nora Ephronatores: Meryl Streep , Amy Adams , Stanley Tucci , Chris Messina , Linda Emondduração: 123 mingênero: Dramastatus: em cartaz

 

09/03/10

Simplesmente Complicado

titulo original: (It’s Complicated)

lançamento: 2009 (EUA)

direção: Nancy Meyers

atores: Meryl Streep , Steve Martin , Alec Baldwin , John Krasinski , Lake Bell

duração: 118 min

gênero: Comédia Romântica

status: em cartaz

 

 

 

 

08/03/10

Titulo

Sem Reservas

titulo original: (No Reservations)

lançamento: 2007 (Austrália) (EUA)

direção: Scott Hicks

atores: Catherine Zeta-Jones , Aaron Eckhart , Abigail Breslin , Patricia Clarkson , Jenny Wade

duração: 104 min

gênero: Comédia Romântica

 

 

 

 

11/02/10  

Titulo:   

O Tempero da Vida

 

Tema Gastronomia   

Dados Técnicos Produção:   

Produção: Grécia / Turquia; Direção: Tassos Boulmetis; Elenco: Georges Corraface, Ieroklis Michaelidis, Renia Louizidou, Stelios Mainas, Tamer Karadagli, Basak Köklükaya, Tassos Bandis, Markos Osse.    

    

 

 

 

 

 

05/02/10   

Titulo:   

Uma Receita Para A Máfia

 

Tema Gastronomia   

Dados Técnicos Produção: EUA; Direção: Bob Giraldi; Elenco: Danny Aiello, Edoardo Ballerini, Vivian Wu, Mike McGlone, Kirk Acevedo, Sandra Bernhard.     

     

 

 

 

 

 

 

17/02/10

O Filho da Noiva

titulo original: (El Hijo de la Novia) 

lançamento: 2001 (Argentina) 

direção: Juan José Campanella 

atores: Ricardo Darín, Héctor Alterio , Norma Aleandro , Eduardo Blanco , Natalia Verbeke 

duração: 124 min 

gênero: Drama / Gastronomia 

 

 

 

 

 

 

 

20/02/10

Um Bom Ano

 

titulo original: (A Good Year)

lançamento: 2006 (EUA)

direção:Ridley Scott

atores: Russell Crowe , Freddie Highmore , Albert Finney , Rafe Spall , Archie Panjabi

duração: 118 min

gênero: Comédia/Gastronomia

FRASES DO CHEF

  “A habilidade de um lider está em levar as pessoas de onde elas estão para onde elas nunca estiveram”.

Henry Kissinger

 

20/02/10

“Gastronômia e comer olhando para o céu”.

MILLOR FERNANDES

06/02/10   

“Ignorância é não conseguir encantar-se com o belo, é abraçar uma feiura como desculpa para não ser excelente, O normal, NÃO BASTA! Seja EXECELENTE !!!.”   

Chef José Maria Meira   

11/02/10   

“Quem não foi ferido, zomba de cicatrizes”.    

William Shakespeare    

11/02/10   

“SE sentir a ti mesmo, e não poderás ser falso com ninguém”.   

Sócrates   

13/02/10   

“O medo é um gigante que se nutre da carência”.   

Emilio Mira y López   

16/02/10   

“Não se preocupe com quem é o pai da ideia, escolha as melhores é Vá em frente.”   

Steve Jobs   

02/03/10

“O olho do lider, trabalha mais que suas mãos.”   

Bejamin Franklin    

03/03/10

“A excelência Consiste em fazer algo comum de maneira incomum.”   

Booker Washington   

17/02/10
Salmos 1:1 a 3
1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detem no caminho dos pecadores, nem se Assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto não seu tempo, como suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 
 
Salmo de Davi  

20/02/10 

 “Hoje é resultado do que temos pensado. O que hoje pensamos determina o que seremos amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente”.

Buda

 

09/03/10

Est modus in rebus.  ” Para tudo há uma medida”.

Horácio

10/03/10

“O homem está inventando todos os dias”

Jean Paul sartre

 

 

 

 

    

DIÁRIO DE CHEF

————————————————————————————————-

21/04/10

O Balada Mix

Fui ao Rio de Janeiro Essa Semana, e depois de um dia cheio de trabalho e calor, a proxima preocupação era!!!!! ” O que Vou jantar? e Onde vou jantar?”.

Mais isso vou logo resolvido!!!!!!!!

O Balada abriu uma filial na Barra — o Balada Mix –, bem perto do Pepê. Uma versão até bem mais arrumada do que o original no Leblon. É só sair da praia e ir caminhando até a Avenida Érico Veríssimo, 805.

O Balada Mix é um lugar amplo, com capacidade para aproximadamente 120 pessoas. A decoração é estilo tropical e por lá se serve lanches naturais, sanduiches, grelhados e sucos.

Já fomos várias vezes e nunca nos decepcionamos. Até hoje foi o lugar em que percebemos a maior eficiência no atendimento. Qualquer prato chega em sua mesa em no máximo 10 minutos. Já teve dia em que a comida chegou até antes disso e olha que os pratos são bem elaborados e bem volumosos.

O atendimento lá é excelente! Rápido e eficiente. Tudo parece que voa no Balada. A conta também vem muito rápido, são 3 pessoas no caixa o que agiliza ainda mais as operações.

A comida é muito boa, destaque para o sanduiche de picanha e o de shitake. Os grelhados também são maravilhosos e servem duas pessoas tranquilamente.

O ponto negativo é que não é muito barato. Para se ter uma ideia lanchamos  lá nessa semana. Pedimos um sanduiche de shitake, um suco de abacaxi com hortelã e de sobremesa  iogurte natural (sensacional!) e a conta ficou em quase R$60,00. Os sanduiches são na faixa de R$30,00 cada, mas também são quase uma refeição completa.

No mais, podemos dizer que se você estiver procurando um lugar para se comer bem, com eficiência e bom atendimento, cercado de pessoas bonitas e em um lugar bacana, vale a pena pagar cada centavo cobrado no Balada Mix.

 

10/03/10

Restaurante Moinho de Pedra

 

Projeto conjunto de Marcia Cardoso e sua filha Tatiana, o melhor restaurante natural da cidade foi aberto quinze anos atrás.

Por Arnaldo Lorençato

Esse comentário é simplismente de um dos melhores críticos  Gastronõmico do Brasil, só ai ja vale uma visita. Mais não posso deixa de fala desse lugar, que não só pela comida que é maravilhosa, mais  pela energia que transporda  de uma equipe estremamente comprometida e lher receber, e uma  Chef  que é  impar!!!!!   

Tatiana Cardoso. 

 Não consigo fica longe desse lugar por mais de uma semana, e cada vez que sou feliz em para uma horinha é poder almoçar no Moinho de Pedra,  é sempre uma experiência nova, há,,,, os  sucos,saladas risotos de quinua,quiches de tomate seco naturais, massas, como spaguetti de frutos do mato, nossa tudo é muito bom mesmo, mais a grande  dica é:  chegue cedo para prova a torta de banana natural,,,,hum,,,, essa é de comer de joelho.

Há além de tudo isso , existe um empório de produtos naturais maravilhoso.

todas as semanas estou por lá, espero encontra vocês.

Parabéns Taty!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

  

 
 

 

Endereço:
 
Rua Francisco de Morais, 227, Sant
 
o Amaro
Telefone: (11) 5181-0581
Horários: De segunda à sexta-feira
 
, das 8h30min às 17h30min, Sábados das 9h às 17h
Site: http://www.moinhodepedrarestaurante.com.br/ (cuidado: toca música. Depois que desliga, religa em alguns minutos e não desliga depois da 3ª tentativa).
 
Aceita cartões Visa, Mastercard, Visa Electron e RedeShop, VR e Ticket Restaurante.
Consulte os preços do almoço no site.
 

 ————————————————————————————————-

 20/02/10

Vila Madalena ganha casa de cozinha libanesa

Saj

 

JANAINA FIDALGO
da Folha de S.Paulo

 

Tão bem representada em São Paulo, a cozinha libanesa estendeu seus domínios à Vila Madalena, há cerca de um mês, com a abertura do Saj, uma casa com ambiente moderno, de bom gosto.

Se a intenção é espiar o movimento da rua, pode-se optar por uma mesa no primeiro salão ou por uma das confortáveis cadeiras no balcão do bar/cafeteria. No fundo, há uma área bem iluminada, mais tranquila e relativamente arejada, com um sofá à moda árabe e mesas instaladas numa varanda coberta.

Empreendimento dos pilotos de helicóptero Paulo Abbud Filho, 28 (filho do dono do Farabbud), e Ricardo Castanho Pinho, 29, o Saj tem um menu enxuto, que passeia por clássicos da culinária libanesa.

Vem de um forno trazido do Líbano a melhor surpresa, o saj, um pão-folha temperado com zaatar, que chega quentinho à mesa. Com ele, podem ser pedidas pastas como um correto homus.

 Eles estão mesmo de parabéns, Mais não saia de lá sem pedir a porção de Homus com pão da casa, essa sim  é demaISSSSSSSSSSSSS!!!

 

 

 

 

 

 

 

Endereço: r. Girassol, 523, Vila Madalena, região oeste, São Paulo, SP. Classificação etária: livre. Leia mais no roteiro
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

 ———————————————————————————————————————————————————————–

06/02/10   

Você precisa conhecer !!!!!!!!!!!   

TENDA DO NILO   

O primeiro adjetivo que vem à cabeça ao adentrar uma Tenda do Nilo é pequeno. O reduzido espaço, no entanto, não tem nada ver uma com uma grandiosa experiência de sabores que os pratos preparados pelas irmãs e Xmune Olinda proporcionam aos seus clientes, carinhosamente chamados de habibs logo na entrada. Tradicional, o menu tem como Indefectíveis esfihas, quibes, bolinhos de grão-de-bico e falafel. A kafta enrolada em pão sírio imitando um sanduíche eo fatte com costela de boi desfiada são destaques entre os pratos mais Elaborados do cardápio, assim como o bolo de semolina que finaliza uma refeição. 

dsc04210-2Mais a minha dica é: não saia de la sem prova a  1001 Noites !!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Informações Nome: Tenda do Nilo 

Endereço Rua Coronel Oscar Porto 

Numero: 638 

Bairro: Paraíso 

Telefone: 11 – 3885-0460 

Horário: Segunda à sexta, 12h Fecha domingo às 15h30, sábado até 16h;. 

————————————————– —————————– 

perfil: Para ir com os amigos; Para curtir a dois 

Público: Descontraído